voltar ao topo

bLOCO LINKS ADSENSE

Como anda o mercado de trabalho??

Psicóloga Mônica de Carvalho Pereira

O que é mercado de trabalho? Por que é tão importante manter-se informado sobre ele? O que ele tem a ver com a escolha profissional? Afinal, como anda o mercado de trabalho em tempos de desemprego?
Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.
Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho” .
A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.
O desemprego, a crise econômica atingem a muitos, no entanto, quantas pessoas você conhece que estão empregadas, tendo sucesso em suas profissões, ganhando dinheiro e reconhecimento? Provavelmente conhece várias. Isso ocorre porque essas pessoas não deixaram de acreditar que são capazes, não perderam as esperanças e continuaram investindo. Nem todos os que estão desempregados não investiram em si próprios. É claro que a crise está aí e não dá para ignorá-la, mas o que não pode acontecer é desistir. Com as falências e fechamentos de empresas, trabalhadores ficaram desempregados. Muitos ainda estão assim, outros foram à luta e conseguiram, apesar das dificuldades, descobrir novos mercados. A criatividade, aliada a ação, resultou em emprego. Isso é possível!
Então, você que pretende entrar na faculdade ou escolher uma profissão, lembre-se que a fórmula do sucesso é: atualização, informação, criatividade e dinamismo. Resumindo, é saber utilizar na vida “real” toda a teoria que aprendeu.

Mônica de Carvalho Pereira é psicóloga clínica e orientadora vocacional,formada pela UFMG.

Fonte: Acessa.com

Um comentário:

  1. Ola.
    Voce teria algum contatao ou poderia entrar em contato.
    Tenho um Blog e sempre coloco oportunidades de emprego em navios de cruzeiros.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Faça seu Comentário

Visualizações de páginas da semana passada

Counter

hot ukraine women contatore visite website counters
Besucherzahler plentyoffish.com
website counter

Arquivo do blog