voltar ao topo

bLOCO LINKS ADSENSE

Empregabilidade

Empregabilidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A empregabilidade baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.
O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.
José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.
Os seis pilares
Adequação da profissão à vocação
Uma vez que para torna-se um bom profissional e um ser humano realizado, o indivíduo deve conciliar a sua função com a capacidade e paixão pelo que faz.
Competências
preparo técnico;
capacidade de liderar pessoas;
habilidade política;
habilidade de comunicação oral e escrita em pelo menos dois idiomas;
habilidade em marketing;
habilidade de vendas;
capacidade de utilização dos recursos tecnológicos

Idoneidade
entre outros:
ética
conduta;
correção;
respeito

Saúde física e mental
Cuidar do equilíbrio, do desgaste exagerado, cuidar do corpo, pessoas saudáveis tem bons relacionamentos e interage de maneira favorável, evitar vícios como fumo, álcool e drogas. Manter sua auto-estima e sua capacidade de realizar projetos.

Reserva financeira e fontes alternativas de aquisição de renda
a perda do emprego significa a perda da entrada de receita, você deve fazer uma reserva mês a mês, a reserva é uma defesa uma garantia que o sustenta. O projeto profissional deve ocorrer paralelamente, seu negócio próprio de qualquer dimensão, também pode ser uma fonte alternativa de renda.

Relacionamentos
Quem conhece pessoas, adquire informações importantes e relevantes, uma pessoa cuidadosa registra seus relacionamentos. Guarda e cuida deles, retorna as ligações, que podem ser oportunidades de trabalho. Em termos profissionais é muito importante ter uma networking, uma forma de se manter conectado a sua rede de relacionamentos. Mantenha contato com essas pessoas.

Empregabilidade e relacionamento
Nem sempre é possível fazer reservas financeiras face ao período de desemprego. Avaliando existem vários tipos de desemprego: desemprego cultural, desemprego estrutural, etc.
Vários são os motivos que levam as empresas a demitir e as empresas também podem falir, dificultando, inclusive, que o empregado ou o trabalhador sobre qualquer relacionamento faça reservas financeiras.
Então, o que fazer? Acumular dívidas face ao desemprego não programado pode acontecer. Para isso, existem e devem existir os programas sociais de governo que garantem a inclusão do trabalhador no mercado de trabalho.
Os governos devem ter assistência social rápida e eficiente e o trabalhador, como consumidor, deve ser defendido a qualquer custo, pois, afinal, é uma pessoa.
Para que existem órgãos de defesa do consumidor, não é mesmo? Para que existem seguros na hora das compras, não é mesmo?
O bom empregador é um agente transformador.O bom empregador dá ou concede oportunidades de crescimento pessoal, profissional, financeiro inclusive.
O bom empregador não julga ou fica preso a idéias pré-concebidas. O bom empregador é aquele que faz diferença na vida de um profissional, aperfeiçoando-o em todos os aspectos.

Empregabilidade e Aparência
No mundo globalizado, os empregadores não podem e nem devem ser tão rigorosos com padrões pré-existentes de vestuário. Afinal os funcionários tem orçamento , e , dentro desse orçamento uma parcela é para vestuário. Não podemos viver de aparências e sim de resultados profissionais importantes.
Os empresários devem olhar além da aparência procurando ver o potencial. As empresas precisam muito mais do que funcionários bem obedientes, precisam da capacidade "pensante" dos seus funcionários.
Muitas empresas absorvem padrões muito rígidos de beleza ou de aparência que torna o relacionamento empregado- empresa muito desgastante. O funcionário pode gastar além do seu orçamento em vestuário e pode contrair divídas maiores para sustentar um padrão de vida que pode sofrer modificações.
O vestuário está condicionado ao orçamento que está condicionado ao salário. Dentro do percentual do salário é que se gastará bem comprando roupas. O bom empregador até oferece bons convênios com lojas e hipermercados ou atacadistas para beneficiar seus funcionários.
Uma das características do bom patrão é de ser "protetor". O bom patrão entende que o funcionário agrega valor a sua marca e está disposto a valorizar seu funcionário.
O bom patrão está disposto a treinar, a educar e a transformar. O funcionário é produto também para a empresa. Então as empresas contratam quem tem restrições e cooperam para o crescimento pessoal dos indivíduos e sua integração na sociedade e enquanto estão empregados, sob o teto da empresa o favorecem.
As relações com autonomos também podem ser redefinidas dependendo do contrato que se mantêm com o mesmo. Há diferenças, o autonomo é um profissional que não é empregado da empresa, tem um relacionamento diferente com o empregador que depende da negociação.
Porém o autonomo também é um cooperador. Esta é a característica que o autonomo não pode perder- cooperar - porque deixará de ser um parceiro importante.
O autonomo não pode causar danos, dolos ou atribuir má fama as empresas aonde mantem relacionamento porque será desqualificado como profissional ou para relacionamentos com outras empresas.
Os contratantes observam muito a maledicencia do autonomo durante as contratações.

Trabalhador e Consumidor
As empresas não podem se esquecer que os consumidores são vitais a sobrevivência da indústria, comércio e serviços. Os trabalhadores são consumidores em potencial. Quer sejam funcionários desta ou daquela empresa estão num ciclo de consumo aonde todos se beneficiam e podem crescer lucrativamente.
Quando um empregador treina um funcionário está preparando o mercado consumidor e profissional

Relacionamento Profissional
Ao contrário do que se pensa não é só o empregador que escolhe o empregado. O trabalhador desempregado escolhe minuciosamente também o bom empregador ou o bom patrão.
O trabalhadorr desempregado tem o direito de escolha sobre a empresa também, escolhe aonde enviar o curriculum e as empresas que lhe causam admiração.
Sempre procuramos patrões melhores do que nós mesmos seríamos, desejamos ter uma liderança forte, alguém capaz de nos orientar também.
Os empregadores de uma forma geral deveríam entender este "namoro" profissional que nunca tem fim. Podemos ser reintegrados a uma empresa, voltar a trabalhador com o mesmo empregador, ou prestar serviços sob outras formas para uma empresa com a qual já nos relacionamos.
O empregador nunca deve ter preconceitos, pois afinal é uma liderança transformadora do meio social.
Deve utilizar bons meios para "seduzir" candidatos "pensantes". Afinal o empresário de qualquer setor produtivo , produz "felicidade" com produtos, serviços ou gerando empregos.
Pode colaborar com o município aonde se instala e requerer também benefícios estabelecendo relacionamentos acima do esperado.
Afinal, todos nós temos a sociedade como objetivo. Viver feliz é uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário

Visualizações de páginas da semana passada

Counter

hot ukraine women contatore visite website counters
Besucherzahler plentyoffish.com
website counter

Arquivo do blog