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Dicas para um bom currículo


Mesmo com toda a evolução na área de comunicação, o currículo ainda é a forma utilizada por profissionais para apresentarem-se a uma empresa e oferecerem seus serviços. Chamados originalmente pela expressão latina curriculum vitae, ele vem passando por algumas atualizações, tanto na forma impressa quanto na sua adaptação para a Internet.
O modelo que fazia sucesso há aproximadamente 15 anos era regido pela quantidade de informações - quanto mais, melhor - escolaridade e experiência profissional. Atualmente, existe uma nova corrente que privilegia a objetividade das informações e relato dos resultados.
Quando falamos em resultados, é importante ressaltar que essa informação deve ser adaptada a cada profissão. Se o interesse do candidato for a área comercial, ao mostrar que atingiu ou superou metas de vendas seu currículo chamará a atenção do selecionador. Caso o objetivo seja ingressar na área financeira, o foco deverá ser a formação acadêmica, enquanto a área de informática valoriza muito o domínio das linguagens de programação.
Quando o candidato tem pouca experiência profissional, ou mesmo nenhuma, deve valorizar outros aspectos. É a situação de quem busca uma vaga de estágio.
Nesse caso, a recomendação inicial é subdividir o currículo em quatro partes: cabeçalho (dados como nome, endereço, telefone e e-mail); formação (nome da escola, curso e ano); experiência profissional (caso tenha, sempre da mais recente para as anteriores); informações adicionais (relatar informações como trabalho voluntário, práticas esportivas, desenvolvimento de trabalhos culturais, idioma não importa onde estudou, exceto se for no exterior, e sim o nível de conhecimento, como fluente, intermediário e iniciante). Na conclusão do currículo, não é necessário assinar nem colocar data completa, bastando informar o mês e o ano.
No caso do contato pela Internet, é preciso cuidado na hora de enviar o currículo. Ele deve ser endereçado para a empresa na qual se tenha real interesse, sendo desaconselhável o envio de uma apresentação com a lista de destinatários visível, especialmente se for uma relação de setores de recursos humanos de diversas companhias. Isso pode demonstrar despreparo do candidato e desinteresse pela empresa. Quanto à apresentação, pode seguir os mesmos critérios do documento impresso.
Luiz Gonzaga Bertelli

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